Envie sugestões, fotos históricas, denúncias e matérias para o e-mail: jacson.jornalista@gmail.com

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ex-prefeito de Caruaru, Drayton Nejaim, morre vítima de câncer aos 80 anos

O ex-prefeito de Caruaru e ex-deputado estadual, Drayton Jayme Nejaim, faleceu na noite de anteontem no Hospital Santa Joana, no Recife. Nejaim, que tinha 80 anos, não resistiu às complicações provocadas por um câncer de pulmão, descoberto há cerca de seis meses. O corpo foi levado para Caruaru onde foi velado na Prefeitura da Cidade e enterrado no final da tarde de ontem, no Cemitério Parque dos Arcos.

Drayton passou os últimos dias internado no hospital. Teve alta na véspera do Dia dos Pais e retornou para a unidade de saúde na última terça-feira, vindo a falecer quatro dias depois, às 21h15. “Ele morreu lúcido, tranquilo e sereno. Não sentiu dor”, relatou o filho mais novo, o jornalista, escritor e empresário Drayton Nejaim Filho, de 37 anos. “Ele sempre foi um homem forte e que dedicou grande parte de sua vida à política”, frisou o filho Nelson Jayme Nejaim, de 50 anos. O outro filho do ex-prefeito, Jayme Nejaim, de 52 anos, muito doente, não participou das celebrações.

Diversas autoridades, amigos e antigos eleitores do ex-prefeito estiveram no hall da Prefeitura e acompanharam o cortejo até o cemitério. Entre os presentes, gerações que conviveram de perto com ele. “Foi uma liderança respeitada em Caruaru. Deu uma importante contribuição e foi, sobretudo, um político muito polêmico”, afirmou Roberto Liberato, cujo pai foi grande amigo de Drayton.

A relação com João Lyra Filho foi lembrada pelos presentes. “Ele foi um precursor da política de Caruaru. Eu fui testemunha de quando João Lyra Filho recebia conselhos dele sobre como discursar pouco antes de subir em um palanque. Tempos depois, os dois ficaram em lados separados e deixaram de ser amigos, mas nunca deixaram de se falar”, afirmou o amigo de infância Severino Soares da Silva.

O atual prefeito de Caruaru, José Queiroz, decretou luto de três dias na cidade. “Nós fizemos o que podíamos para recepcionar os restos mortais de Drayton Nejaim. Colocamos à disposição, inclusive, um túmulo do Cemitério Parque dos Arcos, onde são enterradas as autoridades e artistas e prestamos esta última homenagem”, afirmou.

Estiveram no velório e no enterro de Drayton Nejaim diversas autoridades políticas, entre elas, o vice-governador João Lyra Neto (PDT), o vice-prefeito Jorge Gomes (PSB), o também ex-prefeito Tony Gel, a deputada estadual Miriam Lacerda, o candidato a deputado estadual Rivaldo Soares, e o deputado federal Wolney Queiroz. “Eu comecei a participar da vida política com dez anos, em 1982, exatamente quando Drayton deixava a cena política, mas me acostumei a ouvir histórias muito pitorescas a seu respeito. Ele tinha um estilo próprio e muitos seguidores”, relembrou o deputado. O corpo do ex-parlamentar foi enterrado com a bandeira de Caruaru e a camisa do Central Futebol Clube.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário