Envie sugestões, fotos históricas, denúncias e matérias para o e-mail: jacson.jornalista@gmail.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Bom Jardim comemora 139 anos de Emancipação Política



Serão realizadas no período de 12 a 19 de Julho de 2010, as comemorações aos 139 anos de Emancipação Política do Bom Jardim. Que ao longo do tempo vem se desenvolvendo na política, na cultura e no social.

O início da história de Bom Jardim se confunde a outras histórias de municípios do interior pernambucano, que se desenvolveu ao redor de uma capela ou igreja ou de um rio. Conta-se que, no início do século XVIII, a um fazendeiro pertenciam as terras em que hoje se localiza o Município. A fim de dar assistência religiosa aos moradores locais, seu proprietário contratou um capelão, que edificou sua morada numa elevação, rodeada de frondosas árvores, entre as quais se destacavam os paus-d'arco, pela beleza do colorido das flores.

Um riacho circundava a floresta. Diariamente, ao nascer do sol, o velho cura orava e se extasiava com a beleza do sítio que sua vista dominava. Era um jardim majestoso, que até árvores de ouro ostentava, tal a impressão que Ihe davam as flores amarelas dos paus-d'arco, banhadas pelos raios de sol. Certa vez exclamou: "Bom Jardim, sim é um bom jardim! De hoje em diante, este curato se chamara Bom Jardim".

Desde que foi erigida a Capela, em homenagem a Nossa Senhora Santana, o povoado começou a crescer, habitado por mercadores de algodão do sertão da Paraíba. O arruamento aumentou depressa, com o movimento dos tropeiros que iam buscar aquele produto em Campina Grande, para beneficiá-lo no Recife. Em 1876, os missionários capuchinhos construíram a bela Igreja Matriz, a que temos até hoje. Dezessete anos depois, foi eleito o primeiro prefeito republicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário