Envie sugestões, fotos históricas, denúncias e matérias para o e-mail: jacson.jornalista@gmail.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Maquiagem deixa ator cego em Recife



O ator Maurício Santana, de 45 anos, realiza nesta terça-feira novos exames na Fundação Altino Ventura, na Boa Vista, que poderão apontar se o paciente irá ou não perder a visão. Maurício ficou sem exergar depois de usar uma cola rápida para prender os cílios na maquiagem que fez especialmente para participar da Parada da Diversidade do Recife, no domingo passado.

Como de costume, ele aplicou cola instantânea para fixar os cílios postiços. De imediato, Maurício sentiu ardor, mas retirou parte da substância e seguiu para a Avenida Boa Viagem, palco do desfile. Só voltou a sentir desconforto no fim do dia. Voltou para casa, retirou a maquiagem, limpou os olhos com soro fisiológico. Mas algo estava errado. O ator acordou na madrugada de ontem e percebeu que não estava enxergando. Começava alí a sua corrida para evitar um dano irreversível.

Maurício entrou em desespero. Sem ninguém a quem pedirajuda, já que mora só com o cachorro Bob, no bairro da Boa Vista, ele resolveu buscar socorro. Tateou pela casa até encontrar a chave da porta e desceu as escadas do edifício. "Uma vizinha que é minha amiga me socorreu. Fui com ela para a Fundação Altino Ventura. Sentia muita dor, foi horrível", contou Maurício. Ele foi atendido na emergência do hospital e a médica marcou uma nova visita para hoje às 7h. "Ela disse que estava muito inflamado, que além de cola, tinha purpurina no olho. Mas não pode mexer muito. Fez um curativo e colocou uma pomada antiinflamatória. Agora estou com esses dois tampões e corro o risco de perder a visão", contou, aos prantos. Segundo Maurício, a médica explicou que a situação do olho direito era mais grave e que a resposta da sua recuperação nas próximas 24h será decisiva.

A espera e os tampões nos olhos deixaram Maurício nervoso. "Esta incerteza é péssima. Tudo isso por causa de uma coisa boba. Muita gente usa esse tipo de cola porque a que vem com cílios postiços não aguenta vento, o calor daqui. São feitas na Europa, para o clima de lá. Quem trabalha com arte usa muito essa outra, que a gente encontra em qualquer supermercado. Mesmo se recuperar minha visão, nunca mais vou usar", prometeu. O ator é conhecido pela militância na política pelas causas LGBT e pela personagem Oh! Linda, o primeiro palhaço gay do Brasil. Já participou de paradas da diversidade em todo o país e aprendeu no Rio de Janeiro, com Drag Queens, a usar a cola instantânea para fixar os cílios postiços. Durante a entrevista, ele afirmou que essa cola era a mesma utilizada em cirurgias plásticas para deixar as cicatrizes mais sutis que os pontos.

Mas o ator está equivocado. O alerta é feito pelo oftalmologista e um dos diretores da Fundação Altino Ventura, Ronald Cavalcanti. Ele não acompanhou o caso de Maurício, mas explicou o que pode ter acontecido com ele. "Esta é uma cola cáustica, abrasiva. Pode ter endurecido e arranhado o olho dele. Também pode ter ocorrido outra reação química e causar a cegueira. Mas pode também ter causado um edema, uma inchação na córnea que depois volta ao normal. O dano vai depender da área atingida, da infecção", explicou o médico. Ele reforçou ainda que este tipo de cola não deve ser aplicado na área dos olhos. "Cola de armazém pode não ter o mesmo ph do olho. Não é aconselhável usar, do ponto de vista cosmético e ocular. Para uso cosmético existem as colas específicas e para colar a pele existe cola biológica", explicou Ronald Cavalcanti.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações do Diario de Pernambuco

Um comentário: